terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Configurando uma cena Daylight com o V-Ray [Tutorial]

Este tutorial é uma tradução livre do tutorial original do site www.vray.info e todos os créditos pelo conteúdo são de Shadi Younis. Justiça feita, agora vamos ao que interessa!

Antes de começar o tutorial, baixe a cena para melhores resultados em relação ao tutorial.

Link para dowload da cena [3ds max 2010, 1,06mb, vray 1.5 sp4, sem texturas]

"Este tutorial vai te mostrar os básicos de como configurar uma iluminação diurna no V-Ray usando a VRaySun e o sistema de daylight do 3ds Max para controle preciso do tempo e localização.

Neste tutorial vamos começar por iluminar nossa cena com uma VRaySun dentro do sistema daylight do 3ds Max para que possamos ter controles precisos de tempo e localização.

1
Mude para a vista top e vá até o menu Create > Systems > Daylight System. Agora clique e arraste uma daylight no centro de sua cena (veja a imagem abaixo).

2
Agora precisamos mduar as configurações do sistema daylight do 3ds Max já que o tutorial usa uma VRaySun para iluminar nossa cena. Selecione o sistema daylight e no painel Modify selecione a VRaySun do menu Sunlight. Aceite o pedido para automaticamente adicionar um mapa VRaySky no Environment. Nós vamos usar o Environment map criado automaticamente para iluminar a cena, então precisamos desativar a Skylight. Selecione no menu Skylight. (veja a imagem abaixo)

3
Podemos agora usar o sistema daylight para posicionar nosso Sol ou VRaySun precisamente e nós faremos isto por clicar no botão de configuração no painel Modify e então ajustar nosso tempo e localização conforme nossas necessidades. Neste exemplo eu configurei como 15:45 da tarde e o resultado foi um clima interessante de tardezinha. (veja a imagem abaixo). DICA: deixando o Sol próxima de um ângulo de 90º vai representar como sendo 12:00 meio-dia resultando em uma cena mais brilhante.

Antes de começarmos a renderizar nós precisamos ajustar nosso VRaySun e criar uma VRayPhysicalCamera para ter uma exposição fisicamente correta.

4
Vá até a aba VRaySun do sistema daylight no painel Modify, e selecione CIE Clear do menu Sky Model. Esta configuração te dá alguns presets de modelos de céu fisicamente corretos que vão contribuir para a iluminação geral da tua cena. (veja as imagens abaixo).

5
Agora na viewport Top crie uma VRayPhysicalCamera e aponte-a para o objeto. (veja a imagem abaixo).

6
Selecione a VRayPhysicalCamera e vá até o painel Modify e ajuste o Distortion para 0.25. Isto vai curvar a lente da câmera levemente da mesma forma que as lentes de câmeras reais. Então configure o Vignetting to 1.3 o qual vai imitar um efeito produzido por lentes que escurecem os cantos de sua imagem. Isto vai ajudar a manter o olho no centro da imagem. Balanço de branco é importante porque isto vai afetar o Color Tone (tonalidade de cor) da imagem, um azul claro vai balancear a imagem e um azul escuro vai nos dar tonalidades mais amareladas e onde a luz é laranja vamos ter uma tonalidade azul fria. Fique à vontade para brincar com isto, e no fim deste tutorial existem algumas imagens mostrando o efeito do Color Balance (Balanço de Cores). A última coisa para configurar na VRayPhysicalCamera é a velocidade do filme (Film Speed). Quanto maiores os valores mais brilhante a imagem vai ser, da mesma forma que nos filmes reais. Este valor representa a sensitividade do filme contra a luz, e neste caso nós configuramos este parâmetro em 120 (veja a imagem abaixo).

7
Se você renderizar sua cena neste ponto ela vai se parecer com a imagem abaixo.

8
Vamos configurar rapidamente a configuração de gamma do 3ds Max como sendo Linear Workflow (se você ainda não fez isso) assim nós poderemos ter cores corretas. Vá até o menu Customize > Preferences e então selecione a aba Gamma and LUT. Ative a opção Gamma/LUT Correction, e ajuste seu valor de gamma para 2.2 e configure seu valor de Input Gamma para 2.2 e Output Gamma para 1.0 (veja a imagem abaixo). Nota do criador do tutorial: Vamos em breve criar um tutorial de Linear Workflow explorando esta forma de trabalho profundamente com direito à "Porque" e "Como".

9
Vamos agora pular para as configurações de render. Aperte F10 para abrir a janela de Render, agora vá até a aba VRay e ative a opção built-in frame buffer. Isto vai permitir que controlemos melhor a exposição e cores depois de renderizar a cena e vai ser uma forma de grande economia de tempo. Para assegurar que o sampleamento da cena aconteça no nível correto de gamma para nosso render nós precisamos configurar o gamma para 2.2 e ativar a opção Don't affect colors (adaptation only). A não ser que façamos isto o sampleador de imagem vai continuar usando gamma 1.0 para determinar se os samples estão com valores aceitáveis de noise e nós acabamos com uma imagem mais granulada quando visualizada com o gamma 2.2 (veja a imagem abaixo).

10
Vá até a aba Indirect Illumination e ative o GI. Para Primary Bouncer nós vamos usar o Irradiance Map, e para Secondary Bounces vamos usar o Light Cache. Esta combinação nos dá um render rápido mas limpo; ou melhor: mais rapidamente. (veja a imagem abaixo)

11
Agora que escolhemos nosso método de combinação de GI nós precisamos ajustá-los, então vá até a seção Irradiance Map e escolha o preset Medium. Ou se seu computador é lento você pode configurar isto como Low ou Very Low e aceitar a qualidade que não vai ser das melhores. Ative a opção Show Calc Phase, isto vai permitir que você veja o Irradiance Map enquanto estiver sendo calculado (veja a imagem abaixo).

12
Na seção Light Cache configure o subdivs para 1500 e (ou se seu computador é lento configure isto por volta de 800, mas não menos do que isso se precisar de uma imagem com boa qualidade) e também ative a opção Show Calc Phase para ver o Light Cache enquanto está sendo calculado (veja a imagem abaixo).

13
Agora que terminamos isto, você pode renderizar a cena. No VRay Frame Buffer você tem que clicar no botão sRGB para ver o resultado final de nossa correção de gamma. Também observe que você pode ativar o Curve Editor por clicar no seu ícone na parte mais baixa da janela VRay Frame Buffer e então ajustar a cor de acordo com seu gosto. Lembre-se de salvar suas imagens em um formato linear, como o Open EXR, e assim isto vai assegurar que a imagem exiba as cores corretamente no seu sistema de trabalho (veja a imagem abaixo). Se você quiser salvar a imagem num formato de imagem como PNG, TIFF ou JPG você deve mudar o gamma de saída (output) na janela de save para 2.2 para gravar o gamma correto.

14
Eis a imagem final:

Algumas variações no Color Balance:

Espero que você tenha gostado do tutorial e que consiga bons resultados com ele!"


Daniel.

3 comentários:

  1. Estava com uma duvida tão besta, mais tão besta.. e foi no seu blog que achei a resposta :) Parabéns pelo belo trabelho aqui! Feliz natal também :)

    Obs : A duvida era que eu não conseguia salvar a imagem que renderizada da mesma forma como aparecia, sempre estava mais escura, era só acertar a opção de gamma que voce explicou ai, abraço obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniel td bem?

    Nao consegui acompanhar seu tuto...empaquei na parte onde seleciona a Vraysun na Sunlight, também nao encontro as cameras do Vray. O que está faltando? minha versao é Vray 1.50 SP 2.

    Poderia me ajudar?

    Muito obrigado.

    abraço

    ResponderExcluir
  3. E aí Massuo, blz cara?

    Então... eu acho estranho isso. Tem certeza que não está encontrando as câmeras? Qual versão do 3ds max você está usando? Dependendo da versão do crack que você usa, pode haver problemas com algumas ferramentas do V-Ray... procura por uma versão diferente e veja se o seu problema se resolve. Eu recomendo já mudar de vez para a versão 2.00.02 (existe uma versão na net que é a 2.00.01, mas ela foi mal crackeada e não presta!). Se não for o caso de trocar de versão, tenta reinstalar teu V-Ray que pode voltar a funcionar...

    Espero que dê certo!

    Um abraço...

    ResponderExcluir

Fique à vontade para expressar sua opinião, mesmo que diversa da minha, porém, faça isto sempre com respeito. Também é incentivado comentários com críticas construtivas, tais como as que mencionam fatores onde preciso melhorar, links errados, etc. Seu comentário sempre é bem-vindo!
Daniel.

Compartilhe!

Colabore! Se você tem alguma textura, modelo 3D, ou algo que gostaria de compartilhar, faça o envio do arquivo daqui mesmo!